Paz? Guerra? FIAT LUX ( Faça-se Luz )! E eis que – mesmo ali!- a Ucrânia traz à Europa a necessidade de escolher. Paz? Guerra? Mas que paz, que guerra? No fundo, a União é por definição a Paz. A incansável busca da Paz, da diplomacia como meio de resolver as dificuldades entre os Estados. Esta busca leva-nos ao lema já antes enunciado VIS PACEM, PARA BELLUM! ( Queres a paz, prepara-te para a guerra ) A propósito da comemoração do Dia da Europa convidamos-te a visitar a exposição subordinada ao tema Os Valores da UE que estará patente na Biblioteca Escolar de entre 6 e 16 de maio.
Quando as memórias de um passado, sofrido e talhado pelas mais cruéis barbáries durante o período nazi, se transformam num propósito de vida para criar um presente e um amanhã que nos impeçam de regressar a um período de trevas. E o caminho passa pela UE e pelo cuidar dos valores e princípios fundadores desta União. Estes têm de ser alimentados dia-a-dia por todos nós através do nosso envolvimento cívico. Para que as palavras se transformem em ação, o usemos perseguir os ideais ainda hoje mais que pertinentes desta Mulher singular - Simone Veil. Isto requer de todos nós uma postura mais interventiva civicamente, pois “Nós somos os responsáveis pelo que nos unirá amanhã” , palavras de Simone Veil. Deixo-vos um repto, se puderem vejam o filme, cheio de ensinamentos! Num cinema perto de si!
🎋E o Natal na ESRamada assinalou-se...🎍 No dia 20 de dezembro de 2021, o Clube Europeu da Ramada assinalou o Natal com uma atividade de promoção do Clube. Nos intervalos, ao longo dos dois turnos, contactámos com alguns de vós. Tentámos que a atividade se conjugasse com a quadra festiva, tendo para isso feito uma seleção de cânticos de Natal em algumas das línguas faladas na União Europeia. O Clube encontra-se aberto a todos os alunos da Escola Secundária da Ramada, independentemente do ciclo e do ano de escolaridade. Estamos disponíveis para vos receber na Biblioteca da Escola e de concertar convosco horários e atividades que sejam apelativas, lúdicas e instrutivas. De modo a promovermos a “viagem” por esta nossa Europa, que tem tanto por desvendar. Precisamos para isso de vos conhecer melhor para podermos ir ao encontro dos vossos interesses e articulá-los à realidade da Escola.
Comentários
Enviar um comentário