20 ANOS DE MOEDA ÚNICA, NOVO DESIGN...

 

( in https://www.fct.unl.pt/noticias/2021/12/elvira-fortunato-colabora-com-bce-no-processo-de-redesenho-das-notas-de-euro)

O Euro assinalou, a 1 de janeiro de 2022, os seus 20 anos de circulação em 12 Estados-membros. Entretanto, outros 7 países aderiram à moeda única.

Numa altura em que o Banco Central Europeu (BCE) planeia redesenhar as notas de euro, com a colaboração dos cidadãos europeus, num processo que as autoridades esperam que faça com que o público se sinta mais próximo da moeda única, vamos dar-te a conhecer o designer das atuais notas de Euro.

 Quem é ele?

O designer foi Robert Kalina, que na altura trabalhava como designer gráfico para o Banco Nacional da Áustria. Em 1996,  ele venceu o concurso  para criar o design das primeiras notas de euro.

A idealização dos desenhos foi encarada como um desafio pelo designer que procurou ilustrações com as quais todos se pudessem identificar, sem, no entanto, despertar sentimentos nacionalistas, ou favorecer alguma nação da zona euro.

Inspirando-se em edifícios existentes, simplificou-os e reajustou as suas representações, recorrendo à colaboração de especialistas em engenharia, para garantir que as estruturas "não fossem reconhecíveis", mas que ainda assim fossem críveis.

Os desenhos baseiam-se no tema "idades e estilos", representados por janelas, portas e pontes; representando diferentes estilos históricos na Europa, simbolizam a ligação entre os cidadãos da zona euro "mas também entre a União Europeia e o resto do mundo". As janelas e portas do outro lado das notas representam "abertura e uma visão do futuro", ideias que Kalina considera ainda hoje "válidas".

Neste momento, o BCE tem em curso o processo de redesenho das notas de euro, o qual se concluirá com uma decisão final em 2024. Foram criados para isso grupos de trabalho nomeados pelo BCE com base em propostas dos bancos centrais nacionais da zona euro; os seus elementos provêm de vários domínios tais como história, ciências naturais e sociais, artes visuais e tecnologia. Serão recolhidas opiniões dos cidadãos da zona euro sobre os possíveis temas das futuras notas. 

Após isso, um grupo consultivo, composto por um perito de cada país da zona euro, apresentará uma lista de temas selecionados ao Conselho do BCE. Integra essa equipa pela parte portuguesa a investigadora Elvira Fortunato, Professora Catedrática do Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. 

https://www.dn.pt/dinheiro/designer-das-notas-de-euro-teme-que-redesenho-possa-reavivar-rivalidades-14447444.html,recuperado em 29/12/2021 recuperado em 29/12/2021

https://www.ecb.europa.eu/euro/banknotes/denominations/html/index.pt.html#es1-050 -  neste link poderás consultar os elementos integrantes das notas de euro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DIA DA EUROPA - 9 DE MAIO

Uma vida, um propósito - Europa

CLUBE EUROPEU Natal